Informações

Saiba tudo sobre flexografia

Sistemas de impressão flexográficas

Os sistemas de impressão flexográfica não são exatamente novos, mas de fato eles transformaram os conceitos desenvolvidos nessa área com o passar dos anos.

Inicialmente a técnica era semelhante a de um carimbo manual, daqueles que as crianças usam para brincar e que marcavam as cartas há algumas décadas atrás.

Hoje os sistemas de impressão flexográfica são muito mais aprimorados e a proposta não para de ser disseminada. Calcula-se, inclusive, que o crescimento da sua demanda pode chegar a 3% anualmente, em todo o mundo! Quer saber mais a respeito? Então siga conosco!

Origem dos sistemas de impressão flexográfica

Ninguém sabe ao certo como surgiram os sistemas de impressão flexográfica. O que se tem noção é que esses sistemas são uma versão mais amadurecida e aprimorada da impressão com anilina, que era feita manualmente, de maneira bastante rudimentar.

A partir daí a flexografia se desenvolveu e evoluiu muito, até que na chegada do século XX várias empresas começaram a fabricar esse tipo de impressora, afim de alcançar esses resultados.

No começo da década de 20 uma empresa americana teve a sacada de unir a impressora flexográfica com um equipamento que produzia sacos de papel, então assim se criou o primeiro sistema de criação de embalagens.

Foi nos anos 50 que as tintas usadas nesses sistemas começaram a ser desenvolvidas, atingindo as necessidades técnicas relacionadas a esse tipo de impressão.

Como se deu a evolução dos sistemas de impressão flexográfica?

Podemos entender que o carimbo é de fato o bisavô da flexografia. Afinal, ambos têm uma característica comum que os conectam, mas que também pode ser vista como seu maior defeito: o esmagamento da impressão, que acaba gerando contornos do grafismo indesejáveis, causados por uma pressão exagerada no sistema.

Não entendeu? Explicamos: a impressão em flexografia é feita a partir de um clichê que comprime o papel, colocando as tintas nas bordas na forma de relevo. Muitas vezes isso acaba causando erros pela diferença de compressão da fôrma e a resistência do que receberá a impressão em questão.

Com o tempo e os avanços tecnológicos foi possível interromper esse defeito da máquina usando uma série de paliativos para ajudar. Alguns deles são controles mais precisos na pressão entre os forros e fitas adesivas acolchoadas, por exemplo!

Ainda assim, é indiscutível que toda a evolução que foi experimentada por esses sistemas suscitou num fato que é visto por qualquer um que trabalha na área: a flexografia é um sistema que veio para ficar e é muito difícil encontrar substitutos a sua altura.

Por que os sistemas de impressão flexográfica são tão utilizados até hoje?

Um dos principais fatores que chamam a atenção nos sistemas de impressão flexográfica é o fato de que é possível mudar o diâmetro dos seus cilindros e também da fôrma de impressão, o que torna o trabalho mais preciso e com maior qualidade.

Assim a flexografia se prova muito mais funcional na hora de imprimir em produtos como papel cartão, papelão ondulado ou embalagens, que apresentam a necessidade de repetições distintas e constantes.

Além disso, na flexografia há uma flexibilidade considerável para imprimir em diversos tipos de suportes e superfícies, independentemente de sua dureza e resistência.

O que torna a flexografia tão interessante sem sombra de dúvidas é o cilindro de anilox, que faz com que a tinta seja espalhada pela fôrma de impressão de maneira muito mais uniforme e funcional. Ainda assim, essa é uma das peças que pede mais cuidado do sistema, e quando ela apresenta problemas todo o trabalho fica comprometido.

Além disso, nos sistemas de impressão flexográfica são usadas tintas que secam muito rápido, a maioria delas dissolvida em água ou em solventes. Desse modo a produção se torna muito mais rápida e prática, aumentando a quantidade que é fabricada.

Por fim, esse tipo de sistema de impressão também apresenta uma facilidade enorme para acoplar outros sistemas nele mesmo, permitindo que outros tipos de produtos sejam impressos nessas máquinas, como sacolas, caixas, revestimentos, acabamento editorial e muitos outros!

Como você pode ver os sistemas de impressão flexográfica são extremamente úteis para uma série de fins. Se você trabalha nessa área visite o nosso site e conheça a Flexohelp! Nossa empresa quer ajudar a sua empresa a ser uma potência no ramo da flexografia!

Produtos Relacionados

Para saber mais sobre sistemas de impressão flexográfica

Ligue para (011) 3681-1669 ou clique aqui e entre em contato por email.

Leia também
Embalagens em flexografia
Manutenção de máquinas flexográficas
Filtro de Tinta
Acessórios para Flexografia
Open chat
Olá precisando de Ajuda?