Informações

Saiba tudo sobre flexografia

Impressora Flexográfica

A flexografia hoje em dia é um dos maiores processos de confecção de embalagens e rótulos do planeta. Esse índice positivo é graças ao absoluto avanço tecnológico da impressora flexográfica, clichês, tintas, aniloxes e até mesmo dupla face.

Esse sistema de impressão ainda é extremamente versátil (um dos mais versáteis do mercado, inclusive), isso porque ela permite imprimir sobre vários tipos de materiais de caráter flexível como plásticos em geral, papel e até mesmo alumínio.

Há também a possibilidade de imprimir cartões, cujo a demanda é uma crescente no mercado, substituindo dessa maneira a já conhecida impressão offset.

Além de todos esses atributos, não podemos deixar de citar o amplo mercado dedicado ao papelão ondulado. Portanto, a flexografia é a principal líder de etiquetas, rótulos e corrugados.

Quando surgiu a impressora flexográfica?

Não se sabe exatamente quando a técnica de flexografia surgiu, apenas que ela teve seu inicio na Europa.

A primeira impressora flexográfica à bobina contínua foi criada no ano de 1890, e na época usada bobinas confeccionadas em borracha, um rolo entintador feito de borracha que tinha como objetivo transferir a tinta ainda de secagem rápida diretamente para o papel.

Sua inventora foi a empresa fabricante de sacos feitos de papel Bibby, Baron & Son, localizada na época da cidade de Lancashire, Inglaterra.

Na época ela era chamada de Loucura de Bibby, sobre a afirmação de que “de um ponto de vista mecânico e das tintas, este processo e esta máquina eram uma monstruosidade”.

Curiosamente essa empresa existe até os dias de hoje e ainda é uma forte referencia de mercado, não somente pela sua força como pelo seu posicionamento com relação à inovações.

Outra curiosidade bem interessante é que a flexografia é simplesmente a bisneta do carimbo! Essa foi a ideia original para que a técnica ganhasse forma.

Saiba as vantagens da impressora flexográfica

Com a grande concorrência presente no mercado, cada vez mais as empresas precisam inovar tanto em seus produtos como em seu serviços. Isso porque as exigências não param de acelerar diante das tendências, exigindo cada vez mais utilidade, criatividade e acima de tudo respeito ao meio ambiente.

Para se produzir embalagens únicas, além da abrangência da criação de layouts, é fundamental contar com impressoras de qualidade.

A impressora flexográfica é usada para fazer a impressão de materiais muito solicitados, como embalagens para ovos de páscoa, chocolates, balas, doces em geral, picolés, cosméticos e tudo o que a imaginação mandar.

  • A impressão deve ser realizada por meio de uma chapa de relevo, feita de borracha, conhecida no mercado como clichê.
  • Confira abaixo as propriedades dessa poderosa impressora:
  • É ideal para realizar a impressão de embalagens impermeáveis.
  • Suas tintas são caracterizadas por uma secagem rápida;
  • O processo é extremamente veloz e pode atender altas demandas

Sua impressão pode ser realizada sobre papel, polipropileno, celofane, folhas metálicas e também plásticas.

Se interessou pelo assunto? Pois saiba que a FLEXOHELP possui em seu catálogo a impressora flexográfica para ajudar você a impulsionar ainda mais o seu negócio. Em caso de duvidas, entre em contato e solicite um orçamento.

Produtos relacionados:

Para saber mais sobre impressora flexográfica

Ligue para (011) 3681-1669 ou clique aqui e entre em contato por email.

Leia também
Embalagens em flexografia
Impressora flexográfica 4 cores
Vedações para flexografia
Peças para flexografia
Open chat
Olá precisando de Ajuda?